Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

O Ritual de Ìmótótó e Osé


É tradição nas principais casas de candomblé ketu/Nagô, fazerem anualmente , quando se faz o ritual de Asese ou quando o Órìsá vai receber sacrifício ( ejé , ou ewe ejé ) ai é feito o ritual de Ìmótótó e Osé. O Ìmótótó e Osé é feito em todos os Igbás, ajubós e no Ilé Àse como um todo. Este ritual ficou mais conhecido e generalizado por chamarmos apenas por Osé.
Osé é o nome do sabão preto especial da costa da África e Ìmótótó quer dizer limpeza, higiene, asseio.
O Ìmótótó e Osé começará sempre pelo Orixá patrono da casa ou de acordo com os fundamentos da casa, assim, por exemplo, a minha casa é consagrada a OYA então ela será a primeira.
Um Ogan será responsável por descer Oya para o Ìmótótó e Osé, que será feito por uma Ajoie antiga e experiente. O mesmo ato se repetirá para todos os Igbás do Babalorixá e demais Oyes antigos, o Ìmótótó e Osé será feito individualmente pelos demais filhos até o mais novo Abiyan com sua quartinha. 
As tarefas para o Ìmótótó e Osé deverão ser muito bem distribuídas entre os filhos, de forma ordenada, rápida e silenciosa para não haver lorogun, pois este ritual não deixa de ser é um Ebó.
Para cada Igbá de Orixá é necessário que se deixe separado: 
5 bacias de ágata para montagem dos banhos; 
sabão da costa africano e preparado; 
waji, osun, efun;; 
omim; 
omieró;
omitorô; 
gingibre; 
bucha; 
água de poço ;
morim branco.
Em nosso Ase também passam dendê nos ferros de Ogun e Oxóssi, após o osé. 
Embora não seja uma regra, os Igbás dos Orisá podem ser colocados no barracão para que seus quartos sejam lavados com água e sabão, numa boa faxina sempre de forma hierárquica e faxina pode se estender a todas as dependências da casa, barracão e no portão da Casa.
Somente o hundenbí não passam pelo Ìmótótó e Osé pois neste caso é feito o Ariasé que é o ritual de preparação para o recolhimento nas obrigações de iniciação e de tempo.
É importante dizer que os ilús, agogô, atori , sekere e todos instrumentos musicais, apetrechos dos Orisá, também passam pelo Ìmótótó e Osé, enfim, nada dentro do Ilé Àse fica sem Ìmótótó e Osé, em especial, no Ilé Àse de Osalá a limpeza é fundamental.
Os encarregados de dar Ìmótótó e Osé nos Orisá que levam dendê em suas ferramentas e Okutás não podem ajudar no Ìmótótó e Osé dos Orixás funfun.
No final do Ìmótótó e Osé, , damos um bom defumador com atins e ervas específicas, e de acordo com o odú que se apresentou no jogo feito para casa, e se fizer necessário, uma oferenda.
O Ritual de Ìmótótó e Osé é pré-determinado através do calendário anual do Ilé Àse para que todos saibam a responsabilidade, a importância e renovem o comprometimento com seu Orisá e a Casa. 
Não sendo um ritual individual , se tiver a necessidade de fazer o osé devido temporal ou coisa parecida , é de costume de um bom filho de Òrìsá perceber que a casa e os igbá Òrìsá precisa de assistência .
Existem Casas antigas que fazem Ìmótótó e Osé a cada 6 meses.
Tenho observado que este ritual está se extinguindo principalmente nos novos candomblés, novos zeladores não adotam deforma sistemática, sabemos que é muitíssimo cansativo,ou se desanamindo por motivo de lidar com o ser humano, mas sabemos também, que é além de tudo, uma renovação de fé e intimidade com nosso Orixá e sem dúvida, uma liturgia importante com as águas a fonte da vida .

Crédito Òrìsà Òsògìyán Ewúléèiìbò

Postar um comentário

0 Comentários