Na Mitologia Yoruba, o nome Oyá ( também conhecido como Oiá ou Iansã ) provém do rio de mesmo nome naNigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade das águas como Oxum eIemanjá, mas também é relacionada aos elementos fogo e ao ar, sendo uma das divindades que ao lado de Ayrá e Orixá Afefê controla os ventos. É conhecida também como Iansã.
Costuma ser reverenciada antes de Xangô, como o vento personificado que precede a tempestade. Assim como aOrixá Obá, Oyá também está relacionada ao culto dos mortos, onde recebeu de Xangô a incumbência de guiá-los a um dos nove céus de acordo com suas ações. Para assumir tal cargo recebeu do feiticeiro Oxóssi uma espécie de erukerê especial chamado de Eruexim com o qual estaria protegida dos Eguns.
Oyá é a terceira deusa de temperamento mais agressivo, sendo que a primeira é Opará e Obá é a segunda.O nome Iansã trata-se de um título que Oyá recebeu de Xangô que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer "A mãe do céu rosado" ou "A mãe do entardecer". Era como ele a chamava pois dizia que ela era radiante como o entardecer.Os africanos costumam saudá-la antes das tempestades pedindo a ela que apazigue Xangô o Orixádos trovões, raios e tempestades pedindo clemência.
Os devotos costumam lhe oferecer sua comida favorita, o àkàrà (acarajé), ekuru e abará. No candomblé a cor utilizada para representá-la é o marrom, ainda que seja mais identificada com a cor rosa. No Brasil houve uma grande distorção com relação as suas regências e origens.
Irukerê, Irukere ou erukere:
É um apetrecho da cultura afro brasileira, inerente ao Orixa Oya. Confeccionado com cauda de boi ou de búfalo, utilizado nos rituais de Oya e Axexe, tem finalidade específica de afastar os espíritos para o seu espaço sagrado, e eliminar as adversidades da comunidade. Um outro instrumento bem parecido e confundido pelos leigos é oIruexin., que estar ligado ao Orixa Ossosi e com a função de atrair a fartura e prosperidade, confeccionado exclusivamente de cauda de cavalo.
Dia: Quarta-feira
Cores: Marrom, Vermelho e Rosa
Símbolos: Espada e Eruexin ou Irukerê
Elementos: Ar em movimento,qualquer tipo de vento, Fogo
Domínios: Tempestades, Ventanias, Raios, Morte
Saudação: Epahei!
Arquétipo
O arquétipo de Oiá-Iansã é o das mulheres audaciosas, poderosas e autoritárias. Mulheres que podem ser fiéis e de lealdade absoluta em certas circunstâncias, mas que, em outros momentos, quando contrariadas em seus projetos e empreendimentos, deixam-se levar a manifestações a mais extrema cólera. Mas você pode contar com alguém de Oiá : se é amigo, éamigo. É espalhafatosa, está sempre festejando. Fala pelos cotovelos; quando intelectuais são brilhantíssimas. Mulheres, enfim, cujo temperamento sensual e voluptuoso pode levá-las a aventuras amorosas extraconjugais múltiplas e frequentes, sem reserva nem decências, o que não as impede de continuarem muito ciumentas dos seus maridos, por elas mesmas enganados.Iansã precisa de uma segunda pessoa pra se sentir segura.
0 Comentários