- Abiyan dá santo?
Para responder essa pergunta temos que entender alguns processos de iniciação dentro do candomblé. A palavra Ìyàwó tem como significado Esposa. Os iniciados dentro da religião de matriz africana são considerados Elégùn Òrìsà (Aquele que é montado pelo orixá).
Para receber ou ter a capacidade de incorporar Orixá a pessoa têm de passar por certos rituais de purificação e iniciação para, aí sim, cumprido o ritual serem considerados especiais.
Ao contrário do que muitos pensam os atins, chamadas Kuras, não tem só um simbolismo tribal, é através dos atins que se desperta o orixá daquele que esta passando pelo processo de iniciação. Èsú também chamado de Bará, que vem de Obá Ará - Rei do corpo, por isso todos temos o nosso Bará individual que tem que ser cuidado e assentado nesse processo de iniciação. Se Bará é o rei do corpo e cada um tem um Bará individual, esse Bará mora dentro de cada um de nós, e o ato da Kura desperta esse Bará para que nosso orixá também desperte dentro de nós e possa "dominar nossos corpos".
Como eu disse quando falei sobre transe, orixá não incorpora porque não é algo exterior, orixá é interno e desabrocha dominando nossos sentidos.
Podemos concluir então que aqueles que não passaram pelo processo de iniciação, não despertaram essa energia, logo não entram em transe.
Quando o Abiyan "bola" é como se fosse uma explosão de energia, esse Bará junto ao Orixá que mora em cada um de nós querem despertar querem se espalhar pelo nosso corpo e não se limitar nosso interior, então é quando acontece o choque o abiyan desmaia, pois ele não esta preparado para receber aquela energia.
O atin é feito em vários locais do corpo para que seu orixá domine seu corpo por inteiro, te imunizando de feitiços quando você pisa em alguma coisa, pega algo, ingere algum alimento enfeitiçado etc...
Agora podemos ver que as kuras realizadas no pré carnaval não possuem significado coerente e o melhor a fazer antes do carnaval é dar comida a Èsú e pedir a ele que não só no período de Carnaval, mas durante todos os dias fique nas ruas guardando nossos caminhos.
0 Comentários