Ligada a Aiyrá que vai sempre na frente anunciando sua chegada, Oyá dos raios. Nesse aspecto ela convive com Aiyrá. Senhora dos ventos, amante de Ossain, fundamento com as árvores e suas folhas, guerreira usa cobre e veste vermelho.
Oyà Onira
Rainha da cidade de Ira, a doce guerreira ligada as águas,veste rosa.Tem laços de amizade com Oxum , pois foi Onira quem ensinou Oxum Opará a guerrear. Ninfa das águas doces, com ligação direta com o culto dos Eguns (almas). É a dona do "atori", uma pequena vara usada no culto de Oxalá para chamar os mortos na intenção de fazê-los participar da cerimônia. A função do "atori" é a de, assim que ao ser tocada batida no chão, que se faça o poder de fazer reinar a paz no local ou na vida de alguém e trazer-lhe abundância. O "atori"também tem a força de mandar chover regularmente para trazer a prosperidade."Yansã Onira" deu a Oxaguiã o "atori" e seu poder de exercê-lo, além de ter lhe ensinado o fundamento e como usá-lo.
Oyà Bagan
Fundamento com Oxossi, Omulu, Exú, guerreira dos ventos os estreitos das matas.Veste o branco. Ligada ás Igbalés esse caminho de Oyá traz as "cabeças" dos eguns em sua mão, por isso ficou conhecida como a Oyá sem cabeça. Filha de Babà Dankó.
Oyà Topè
Encontro do atrito com o vento, que dá origem ao fogo, Topé é aquela que caminha com Esú, Xangô e Ogum. Suas cores são, marrom e vermelho, carrega adaga de cobre enfeitada de pedras vermelhas.
Oyà Kará
Ligada a Xangô, é a representação feminina do fogo. Veste-se de vermelho com branco e dourado. Traz nas mãos o fogo vivo. Neste caminho Oyá divide o poder do fogo com Xangô. Seu igbá vai dentro de um tacho de cobre.
Oyà Padá
Oyà Egunita
Igbalé vive com os eguns, veste branco e cru, suas ferramentas são prateadas, seu igbá é de louça, pouco brilho, ligada ao surgimento de egun é uma das Oya mais quente.
Cultuada nos bambuzais , esta mora próximo a casa de Egun, veste-se de branco como as outras e possui ligação com Ògún e Omolú. Vem na frente do cortejo fúnebre.
Oyá Furé
Conhecedora do caminho que leva até o Orún, possui certa incompatibilidade com Xangô. Veste Branco com palha. Ligação com Omolú. Orixá Olodê (mora ao lado de fora). Em suas vestes vão nove pequenas cabaças penduradas, não carrega metal.
0 Comentários