Como já vimos em postagens anteriores,
Erínlè é uma divindade iorubá cujo culto se localiza junto do rio com o seu nome, um afluente do rio Òsún que atravessa Ìlobùú, uma cidade do sul da Nigéria Ocidental, Ogbomoso e Osógbo.
Erínlè é um caçador.
Erínlè é também um guerreiro.
Erínlè é, além de tudo, um òrìsà.
O culto ao orixá Erínlè se juntou ao de Òsóòsí quando chegou ao Brasil, mas é importante a compreensão de que Erínlè é um Odé (Caçador) e não é Òsóòsí.
É considerado o senhor da farmacopéia. Por suas constantes passagens na mata, Erínlè adquiriu grande conhecimento sobre as folhas, sendo considerando ao lado de Osányìn, o pai da botânica e da medicina, principalmente a fitoterapia. Em função disso, os sacerdotes de Erínlè utilizam o Òpá Òrèrè (espécie de cajado usado pelos "curandeiros"). Esse Òpá,também chamado de "Osu" é feito de ferro fundido, contendo um grande pássaro (Agbè) na extremidade superior central, circundado por outros dezesseis pássaros alcandorados, que olham para o pássaro superior. No mastro central, encontram-se quatro campânulas, nas quais são guardados os encantamento de Erínlè. O pássaro central contido no Òpá Òrèrè, mostra-nos a ligação de Erínlè com as "Ìyámi", as grandes senhoras dos pássaros, também chamadas de "Iyá Eleye". O Òpá Òrèrè é o principal objeto de culto da Divindade do rio Ibù.
Erínlè quer dizer "elefante" (Erin) "na terra" (ilè) ou "terra do elefante". Seu templo principal é em Ìlobùú onde, segundo Ulli Beier, dois cultos teriam se misturado: o culto do rio e o do caçador de elefantes.
Ele recebe oferendas de acarajé, de inhames, bananas, milho, feijão assado, tudo com azeite de dendê. Seus animais sagrados incluem o Porco e o Tatu e todos os animais ligados á caça e pesca.
Erínlè quer dizer "elefante" (Erin) "na terra" (ilè) ou "terra do elefante". Seu templo principal é em Ìlobùú onde, segundo Ulli Beier, dois cultos teriam se misturado: o culto do rio e o do caçador de elefantes.
Ele recebe oferendas de acarajé, de inhames, bananas, milho, feijão assado, tudo com azeite de dendê. Seus animais sagrados incluem o Porco e o Tatu e todos os animais ligados á caça e pesca.
O caçador de Elefantes - Jovem delicado. É muito novo, vive no colo de Yemanjá e ligado a Oxaguian. Conduziu seu povo de Ìlobùú a guerra e os ensinou a arte de guerrear. Veste-se de branco com azul claro, usa um chapéu prateado, tem seu culto as margens do rio Erinlé, embora more nas matas com Òsóòsí e Osaniyn, conhecido com caçador de Elefantes, o marfim é a sua conta. Nessa aspecto o Òpá Òrèrè é prateado,igual ao ofá que ele carrega nas mãos junto a Irukere.Traz o Ogue (Chifre de boi) pendurado por correntes cruzando o corpo.
O culto do rio - Morando nos lugares profundos do rio, chamados ibù, é chamado Ibùalámọ. É velho e caçador,tem ligação com orixá Okô, Omolu e Osaniyn. Ibùalámo tem o poder do ìkó (palha da costa), e por isso, suas roupas são adornadas com esse tipo de ráfia. Por ser um Òrìsà da água, carrega também muito "owó eyo" (búzios). Conta o mito que Ibùalámo é o verdadeiro pai de Logun Edé. Apaixonado por Òsún e vendo-a no fundo do rio, ele atirou-se nas águas mais profundas em busca do seu amor. Veste-se com roupas de couro, crú e marrom. Traz nas mãos o Bilalá (uma especie de chicote, com tiras de couro), o Òpá Òrèrè é de ferro,igual ao ofá que ele carregam cintura. Traz o Ogue (Chifre de boi) pendurado por correntes cruzando o corpo. Usa chapéu de couro ou um capacete de palha da costa.
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