Segue abaixo um pouco das 07 principais fases da passagem do grande Senhor da Terra: Ajunsu: Ajunsun é o Rei de Savalu, tem fundamentos com Oxumaré, Oxun e Oxalá. Carrega lança e veste branco. É ligado ao tempo, as estações do ano e ao culto da terra. É o verdadeiro dono do ciscuzeiro. Na perna esquerda leva uma pulseira de aço. Azonwanu: Azauane ou Azonwanu (aquele que tem cheiro de doença). É jovem, veste vermelho, palha vermelha bordada com búzios, o que traduz sua riqueza. Usa um xaxará.Tem humor rascante, mas é um Vodun extremamente progressista para a sua Comunidade.Tem caminhos com Iroko, Oxumaré, Iemanjá e Oyá. Arawe: Tem fundamento com Oyá e Oxalá. Veste estampado, cores fortes como vinho e vermelho. Tem rejeição a faca. Só come bichos brancos. Avimaje: Tem fundamento com Nana e Ossain e Odé. É caçador de almas,e o que levas as almas condenadas por Sakpata. Seu titulo é de Omolú por ter sido rei em terras de Sogbô. é um tokweno e muito amigo...
Nanã Adjaoci ou Ajàosi: É a guerreira e agressiva que veio de Ifé, às vezes confundida com Obá. Mora nas águas doces e veste-se de azul. Rigida como Igbain e meiga como Obaiya é trabalhadora e combativa. Tem fundamento com Oxumare. Veste cru e branco. Nanã Ajapá ou Dejapá: É a guardiã que mata, vive no fundo dos pântanos, é um Orixá bastante temido, ligado a lama, a morte, e a terra. Veio de Ajapá. Está ligada aos mistérios da morte e do renascimento. Destaca-se como enfermeira; cuida dos velhos e dos doentes, toma conta dos moribundos. Nela predomina a razão. Veste roxo e branco. Nanã Buruku: Também é chamada Olúwaiye (senhora da terra), ou Olówo (senhora do dinheiro). Este Orixá veio de Abomey; ligado à água doce dos pântanos, usa um ibirí azul. Severa e pouco paciente. Nanã Obáíyá: É ligada a água e a lama. Mora nos pântanos; usa contas cristal vestes lilás. Lenta para se irritar, mas lenta ainda para perdoar. É fechada e calma, suas filhs são mais meigas e amorosas do que as...
Alékèsi Nome Yorubá: Alékèsi Nome Popular: São Gonçalinho Nome Cientifico: Casearia sylvestris Sw., Flacourtiaceae O São Gonçalinho é uma masculina, de èrò (apaziguamento) e proteção, ligada ao elemento Terra. É utilizada em Omièrò (banho de folhas apaziguadoras), àgbo ìgbèrè (banhos compostos por diversos elementos de origem vegetal, animal e mineral, utilizado em iniciações) de iniciados do Òrìsà Òsóòsì. Em òògùn (medicinas) curativas e mágicas, usa-se como antitérmico e para combater febres malignas, em chá. Nas festas de candomblé é comum ver o chão do barracão forrado com as folhas de são gonçalinho. Essa prática deve-se a crença de que as folhas dessa planta tem o poder de repelir “coisas negativas”, por isso seus galhos são colocados sobre a esteira onde dorme o Iyawo.
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