SAGRADO OBÍ
Obi é um elemento muito importante no
culto de Orisa. A noz de cola, Obi, é o símbolo da
oração no céu. É um alimento básico, e toda vez que é
oferecido seu consumo é sempre precedido por preces.
Foi Orunmila quem revelou como a noz de cola foi criada. Quando Olodunmare descobriu que as divindades estavam lutando umas contra as outras, antes de ficar claro que Esu era o responsável por isso, Ele decidiu convidar as quatro mais moderadas divindades (Paz, a Prosperidade, a Concórdia e Aiye, a única divindade feminina presente), para entrarem em acordo sobre a situação .... Eles deliberaram longamente sobre o motivo de os mais
jovens não mais respeitarem os mais velhos, como ordenado pelo Deus Supremo.Todos começaram então a rezar pelo retorno da unanimidade e equilíbrio.
Enquanto estavam rezando pela restauração da harmonia, Olodunmare abriu e fechou sua mão direita apanhando o ar. Em seguida abriu e fechou sua mão esquerda, de novo apanhando o ar. pós isso, Ele foi para fora, mantendo Suas mãos fechadas e plantou o conteúdo das duas mãos no chão.
Suas mãos haviam apanhado no ar as orações e Ele as plantou. No dia seguinte, uma árvore havia crescido no lugar onde Deus havia plantado as orações que Ele apanhara no ar. Ela rapidamente cresceu, floresceu e deu frutos. Quando as frutas amadureceram para colheita, começaram a cair no solo.
Aiye pegou-as e as levou para Olodunmare, e Ele disse
a ela para que fosse e preparasse as frutas do jeito que
mais lhe agradasse, primeiro, ela tostou as frutas, e
elas mudaram sua textura, o que as deixou com gosto
ruim. No outro dia, Ela pegou mais frutas e as cozinhou, e elas mudaram de cor e não podiam ser comidas. Enquanto isso, outros foram fazendo tentativas, no entanto todas foram mal sucedidas. Foram então até Olodunmare para dizer que a missão de descobrir como preparar as nozes era impossível. Quando ninguém sabia o que fazer, Elenini,
a divindade do Obstáculo, se apresentou como voluntária para guardar as frutas, todas as frutas colhidas foram então dadas a ela.
Elenini então partiu a cápsula, limpou e lavou as nozes e as guardou com as folhas para que ficassem frescas por catorze dias. Depois, ela começou a comer as nozes cruas. Ela esperou mais catorze dias e depois disso percebeu que as nozes estavam vigorosas e frescas. Após isso, ela levou as frutas para Olodunmare e disse a todos que o produto das preces, Obi, podia ser ingerido cru sem nenhum perigo. Deus então decretou que, já que tinha sido Elenini, a mais velha divindade em Sua casa quem conseguiu
decodificar o segredo do produto das orações, as nozes
deveriam ser dali por diante, não somente um alimento
do céu, mas também, onde fossem apresentadas,
deveriam ser sempre oferecidas primeiro ao mais velho
sentado no meio do grupo, e seu consumo deveria ser sempre precedido por preces. Olodunmare também proclamou que, como um símbolo da prece, a árvore somente cresceria em lugares onde as pessoas respeitassem os mais velhos. Naquela reunião do Conselho Divino, a primeira noz de cola foi partida pelo Próprio Olodunmare e tinha duas peças. Ele pegou uma e deu a outra para Elenini, a mais antiga divindade presente.
A próxima noz de cola tinha três peças, as quais
representavam as três divindades masculinas que
disseram as orações que fizeram nascer a árvore da noz de cola. A próxima tinha quatro peças
e incluía assim Aiye, a única mulher que estava
presente na cerimônia. A próxima tinha cinco peças e
incluiu Orisa-Nla.próxima tinha seis peças
representando a harmonia, o desejo das orações
divinas. A noz de cola com seis peças foi então dividida
e distribuída entre todos no Conselho. Aiye então levou
a noz de cola para a Terra, onde sua presença é
marcada por preces e onde ela só germina
e floresce em comunidades humanas onde existe
respeito pelos mais velhos, pelos ancestrais e onde a
tradição é glorificada. Noz de cola ..... Obi existem
vários mas de palmeira africana eu não conheço, o Obi
que usamos em atos religiosos são:
Obì ( imagem 1)
OBI- FUNDAMENTO DE 300 ANOS
O Obi e conhecido na Europa desde que os navegadores
portugueses começaram a devassar a cota da Africa no
século XVI . O comercio deste produto já era intenso
entre os reinos africanos, por exemplo, da Serra
Senegal, Leoa, onde era abundante, vários navios a
cada ano transportavam-na para a a, onde era escassa
e a trocavam por escravos e ouro. Esse comercio que
poderemos chamar de local, não tem cessado de
aumentar, mas hoje a Europa também absorve grande
parte da produção, tal a sua progressiva procura para
múltiplos usos medicinais de farmacêuticos no Brasil
nunca deixou de existir o consumo da ``noz de
cola``porque os africanos que param aqui foram
transportados trouxeram consigo estas e outras
sementes e mesmo depois da proibição do trafico os
navios de carregamentos de Angola e principalmente
de Daome. A planta foi oficialmente introduzida no
Brasil no inicio do século XIX quando foram plantados
quatro exemplares no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
onde sempre floresceram mas nunca frutificaram,
muito tempo depois, foram feitas, pequenas plantações
esparsas no Rio de Janeiro. O estado da Bahia onde
teve o inicio a plantação sistemática da noz de cola em
1926 já haviam 25.000 pés plantados no estado do
Espírito Santo, no Vale do Rio Doce, também se
desenvolveram grandes plantações ordenadas
sistemáticas. A ´´noz de cola uma lavoura muito
promissora e desde o litoral de São Paulo ate o
Amazonas e possível encontrar todas as condições
favoráveis para seu cultivo. A arvore cresce bastante
rapidez, começa a produzir a partir do quinto ano de
vida, atinge a media de produção normal a partir do
décimo ano assim continua a produzir durante 30 ou 40
anos as vezes ate mais de 100 anos.c A espécie que
aqui foi escrita e a coleira clássica com dois ou mais
cotilédones, a sua grande importância atraiu a atenção
de estudiosos, o que resultou na descoberta e
conhecimento de outras espécies do Gênero Cola e
sobretudo, na Bahia e a mais rica em teobromina e
cafeína e Cola Verum.Sc um. rica também em cola
nítida (Sterculia nítida vent). Devido a grande
dificuldade em conseguir o Obi Abata para jogar e fazer
oferendas os sacerdotes do Brasil e de Trinidad-
Tobago, substituíram o obi abata pelo obi gbanja ou
awe-meji que so tem dois gomos (cotilédones) em
Cuba onde a dificuldade foi muito maior, o obi foi
substituído por coco (agbon), embora todo sistema
divinatório tenha sido preservado durante 300 anos e
que nenhum dos fundamentos essenciais tinha se
perdido com essa substituição, atualmente com o
crescimento do intercambio comercial, já esta se
tornando mais fácil adquirir o obi abata e desse modo
dar continuidade a maneira correta de cultuar os orixás
assim como faziam nossos ancestrais. ( E oque afirmo
aqui em minhas pesquisas fazendo assim nascer o
conhecimento desta maravilha.
Adúra ( reza)
Obi akin moran babá abebe oran ku’s oran! Ifá ti o
dahun ibere l’onan Aadota Lerugbá o-le-mefa! Asé
Tradúção:
Obi a consciência, toda a sabedoria, o pai que advoga
as questões e morreu ligado a isso. Ifá que pode nos
responder às perguntas de 256 maneiras! Que assim
seja!
credito: " os deuses não recusam obi - Rita de Cassia"
Equipe Oluwo Alabi
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