• O som da corda sendo esticada e da madeira rangendo é familiar para seus ouvidos. Ele colocou a flecha no arco e se pôs pronto a atirar. Ele atirou, ele matou. Sorridente como uma criança, olha para o fruto de sua violência e ri. Logun Edé é o filho de Oxum , ele é quem sabe usar as flechas sem nunca errar.
Certa vez um menino cheio de mágoas me perguntou porque, na dança da sala do candomblé, Logun tem tanta classe, delicadeza e beleza, mas no dia a dia as línguas de seus filhos são de Cascavel, os olhos de coruja rasga-mortalha e as mãos pinças de caranguejo, e por onde passam o rastro fica.
Eu lhe respondi que Logun é dos Orixas o mais perigoso. Quando se esta perto de Exu nós sabemos o que esperar de Exu. Quando se está perto de Xango, nós sabemos o que Xango pode fazer. Quando se está perto de Yemoja, nós temos nossa expectativa atendida, mas nós não conhecemos Logun Edé.
Nenhum de nós pode erguer a cabeça e dizer que conhece o coração e a cabeça de Logun Edé. Logun tem o rosto calmo e risonho. Logun ri quando faz uma gentileza e uma caridade, mas mantém a mesma expressão quando faz a mais hedionda das maldades . Então quem é Logun Edé?
Ele é um Orixa, essa é a unica certeza que temos, mas o caminho que ele pisa ninguém sabe qual é.
Por onde anda Logun Edé? Será que ele está no rio se banhando com água fresca? Será que ele está na guerra se banhando com sangue? Não sei, e você também não sabe. Ninguém nunca sabe. Este é um baú de ouro que, quem abrir, poderá achar tesouro ou a morte.
Bendito seja o nome de Logun Edé. Que seja louvado todos os dias e que nunca, jamais, seus olhos me vejam como inimigo. E que meu pai Oxalá me esconda debaixo de uma pedra se isto um dia acontecer.
O som da agua batendo no abebe e da espada suja de sangue sendo lavada no rio é familiar para seus ouvidos. Ele colocou o espelho diante do rosto e se pôs pronto para dançar. Assim ele seduz e engana. Ele dançou, ele amou. Sorridente como uma criança, olha para o reflexo de sua beleza e ri. Sabe que é belo, porém mortal.
Logun Edé é o filho de Oxum . Ele é quem sabe dançar Ijexa sem nunca tropeçar.
Oluwa o! Logun Ede!
Senhor de todos nós.
Crédito : Philippe Gustave
0 Comentários