Dona Sete Catacumbas é uma Pombo Gira da Calunga, vem na falange dos Caveiras juntamente com outras Pombo Giras que fazem parte como Rosa Caveira, Maria Caveira, etc. É o par espiritual do Exu 7 Catacumbas. É uma feiticeira espiritual, trabalha diretamente com cura e sobe as Leis Divinas.
Quando dizemos que é uma feiticeira, não queremos dizer no sentido pejorativo da palavra, pois Dona 7 com seus feitiços concede facilidades para caminhos abertos de seus médiuns e de quem a procura, quando merecido.
Não há muitos relatos sobre suas reencarnações anteriores, mas conta-se que sacrificou muitas coisas por um amor proibido, enlouquecendo e logo após desencarnando, onde vagou durante muitos anos e pagou por seus erros cometidos.
Hoje é uma Pombo Gira extremamente séria e de respeito, não gosta de muitos apetrechos como pulseiras, colares, brincos. Gosta de cigarros e cigarrilhas pouco adocicados e bebidas fortes whisky,cachaça,Rum,Cortezano, do mesmo modo. Veste-se geralmente toda de preto, tendo alguns detalhes no branco, prata ou dourado.
Protege muitos seus médiuns, livrando de demandas e doenças, mas cobra muito também, é uma entidade antiga carregando um pouco das características dos espiritos que compõe a falange dos caveiras.
Uma entidade que assim como seu par espiritual o Sr. Sete Catacumbas, lida muito com Eguns e Kiumbas, se tonando uma entidade capaz de limpar o ambiente onde se faz presente, tem sua força nas catacumbas e também no Cruzeiro das Almas dentro do Cemitério.
Não devemos confundir Dona 7 Catacumbas com a Maria Padilha das 7 Catacumbas ou Maria Mulambo das 7 Catacumbas, apesar dos nomes parecidos e fazendo referência as 7 Catacumbas sagradas, são Pombo Giras diferentes com funções diferentes.
O Povo das Catacumbas costumam ser sérios e ser de poucas brincadeiras, mas sempre vêem ao nosso favor quando solicitados e jamais viram as costas aqueles que prezam. Dona 7 Catacumbas é leal aqueles que ama.
Obs: é de praxe quando quando agradar também ter que agradar 7 a 14 almas com copo d'água e vela branca
Texto: Tenda Espírita vovó Catarina
Postado#GrupoCandomblénaÍntegra
0 Comentários